Copywriting: Escrita que cativa e convence o público

Nesse post iremos desvendar os segredos de um Copywriting de sucesso, também veremos como fazer uma escrita atraente e persuasiva, se conectando com seu público-alvo e obtendo resultados significativos.

 O que é Copywriting?

 

Copywriting é muito mais do que um simples texto que você coloca na sua página. Seu principal objetivo é atrair a atenção e convencer o leitor a realizar uma ação específica, seja o persuadindo a comprar um conteúdo, se inscrever para um serviço ou para interagir com o mesmo. O Copywriting é a arma secreta por trás dessas medidas poderosas.

Dentro do Marketing e comunicação o Copywriting desempenha um papel de extrema importância. Além de informar, é também projetada para atrair os leitores e fazer com que os mesmos tomem uma medida perante ao que é apresentado. Isso é feito por meio de uma seleção minuciosa das palavras e estruturas das mensagens que correspondam com as necessidades e desejos do público-alvo.

Portanto é importante você entender o tipo de público que você pretende alcançar. É preciso também conhecer os objetivos e desafios para que as mensagens atinjam o tom certo. A criatividade exerce um papel importante, pois assim você pode encontrar maneiras autênticas e instigantes para transmitir as informações desejadas, essa é uma das características que diferenciam um copy eficiente de um comum.

 Elementos essenciais 

Quando falamos de fazer um Copywriting cativante e convincente, existem elementos que executam um papel vital e que constroem uma mensagem eficaz. Seu papel não é apenas chamar atenção , mas também guiar o leitor por um caminho que o faça tomar uma ação.

Aqui veremos alguns elementos que devem ser inseridos ao escrever um Copy, que irão transformar sua escrita em um texto persuasivo :

 

  • Manchetes influentes

           A manchete é a primeira coisa que o leitor verá. Portanto ela deve ser atraente, inspiradora e estimulante para a curiosidade do mesmo, resumindo assim a mensagem que deseja transmitir. Uma boa manchete irá incentivar o leitor a seguir lendo e explorando tudo que você tem a oferecer.

  • Gatilhos e Ligação

As emoções desempenham um papel importante na tomada de decisões. Ao implementar gatilhos na sua copy, você está criando uma ligação forte com seu público, entenda o sentimento que seu produto ou serviço transmite e o destaque na mensagem, influenciando o leitor a uma decisão.

  • Benefícios

O público alvo precisa entender como seu serviço ou produto pode beneficiá-lo. Não foque apenas nas características, deixe claro os benefícios reais que você está oferecendo e como ele pode fazer a diferença na vida do mesmo.

  • Autenticidade 

A confiança que você transmite também tem um papel crucial ao persuadir o público. Portanto, se certifique de usar as avaliações dos clientes satisfeitos para aumentar a credibilidade da mensagem que pretende transmitir, fazendo com que o leitor confie mais no seu conteúdo.

  • Call to action

As chamadas à ação são a “cereja do bolo” de um Copy eficaz e persuasivo.

Um call to action (chamada à ação) é responsável por direcionar o leitor a tomar uma ação que você deseja que ele realize, como uma compra, se inscrever ou explorar mais sobre o que está oferecendo. Essa ação deve ser intuitiva e despertar a curiosidade do leitor, estimulando no mesmo um sentido de urgência.

Dicas para se conectar com seu público-alvo

          Já vimos a importância de nos conectar com nosso público e de entender suas necessidades e emoções. Aqui estão algumas dicas que irão elevar o  seu Copywriting a um nível de envolvimento e união:

 

  • Persona

Crie personas que sejam parecidas com o segmento do seu público, crie protótipos que pareçam com as motivações das pessoas. Ao tomar essas medidas você está tornando sua escrita mais pessoal e direta, falar a língua deles o ajuda a conhecer o que os mesmos gostam e os motivam, transformando o Copy em um diálogo pessoal.

 

  • Copywriting sequencial

O Copywriting sequencial é responsável por te guiar durante toda sua jornada, desde o primeiro passo, mostrando tudo pelo caminho. É como um narrador, narrando uma história pedacinho por pedacinho, cativando sua atenção e instigando o seu interesse.

Portanto seu papel é manter o leitor interessado e o guiar a tomar uma ação que você queira, como comprar um produto ou contratar seu serviço.

 

  • Fale a mesma língua

A ideia é construir uma ligação automática e verdadeira com seu público, quando Você fala a mesma linguagem cultural e social do seu leitor, você está criando um senso de proximidade, pois ambos têm algo em comum. Há várias formas de fazer isso em um Copy, pode ser falando sobre um programa televisivo ou até mesmo um meme. Ao fazer isso você está transmitindo um senso de familiaridade ao mesmo; tornando mais propenso o engajamento com sua marca.

Copywriting: textos que vendem

       Na era digital o mercado é dominado  pela saturação de informações e pela busca de diferenciação, o Copywriting surge como uma ferramenta para atrair e converter audiências. Um Copy de qualidade funciona como uma ponte entre a marca e o público, também é o intermediador para transmitir mensagens persuasivas, construir laços duradouros e alavancar as vendas do negócio.

Investir em um Copywriting estratégico é de extrema importância no mercado digital que é competitivo e está em constante evolução. 

Como as maiores marcas do mundo utilizam o Copywriting?

  •   NIKE

              A Nike inspira a tomada de atitude, seu slogan “Just do it” não está apenas nos instigando a comprar um dos seus produtos, mas também a mudar de vida, seja praticando atividades físicas                     ou  correr atrás dos nossos objetivos. O modelo da Nike se concentra em contar histórias de superação e realizações pessoais, construindo um vínculo forte com seu público.

 

  •    DOVE

                  A Dove promove a auto aceitação e diversidade. Suas campanhas destacam a importância de se sentir bem com quem você é, transmitindo uma mensagem de “beleza natural” .

   

  •    TESLA

                    A Tesla usa o Copy para transmitir inovação e sustentabilidade com seus veículos elétricos. O slogan “acelere o futuro” quer dizer que Tesla é mais que apenas um carro, e sim uma                                                   revolução ecológica e tecnológica. Reforçando a ideia de um futuro sustentável e avançado tecnologicamente.

           Conclusão:

                 

                     Desvendamos o poder do Copywriting e a influência dele no mundo digital. Vimos como as palavras têm o poder de nos cativar, persuadir e converter, transformando mensagens em um                                              forte ponto de comunicação e tomada de ação. Também entendemos como marcas mundialmente conhecidas usam o Copywriting estratégico é capaz de criar vínculos e impulsionar as                                                  vendas. 

                    Agora é sua vez de usar essa ferramenta a favor do seu negócio, seja com manchetes influentes ou call to action, o Copywriting será seu aliado em cativar e envolver seu cliente.

                    Você está pronto para embarcar nessa jornada e transformar o seu negócio?

                    Transforme sua mensagem em sucesso online agora com a Home – SaiggSolutions!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *